Pular para o conteúdo principal

1 de Abril é Dia da Mentira

Saiba porque o dia primeiro de abril é o dia da mentira e que há muitas explicações para esta data ter se transformado no dia da mentira, que também é conhecido como o dia das petas, dia dos tolos de abril ou dia dos bobos.
O Dia da Mentira é celebrado anualmente no primeiro dia do mês de abril. Também conhecido como o Dia dos Bobos, este dia é uma data escolhida para que as pessoas possam contar mentiras e pregar peças ou brincadeiras em outros conhecidos apenas por pura diversão.

O Dia da Mentira é comemorado em abril por quase todas as crianças e adultos e tem brincadeiras tradicionais que continuam por vários anos.

Algumas piadas e pegadinhas chegam a ser de mau gosto, que são aquelas que ridicularizam ou até mesmo humilham as pessoas, mas a intenção desta comemoração é bem diferente e normalmente as brincadeiras são saudáveis.

1 de abril é Dia da Mentira
1 de abril é Dia da Mentira

Origem do dia da mentira

Esta data estende-se a mitologia nórdica à Idade Média. Esta brincadeira surgiu na França, ainda no reinado de Carlos IX entre os anos de 1560 e 1574. Desde o começo do século XVI, o ano novo era comemorado em 25 de março, com a chegada da estação da primavera.

As festas, que incluíam troca de presentes e animados bailes noite adentro duravam uma semana, terminando uma semana depois em primeiro de abril.

A data mudou após o papa Gregório XIII instituir um novo calendário. Boa parte dos franceses resistiram à mudança ou ignoraram ou esqueceram, e mantiveram a comemoração na antiga data. Assim, algumas pessoas começaram a ridicularizar esse apego enviando aos conservadores a favor do calendário anterior apelidos de "bobos de abril".

Entre os ingleses, o dia da mentira é conhecido como April Fools Day, que significa literalmente o "Dia dos Bobos de Abril". Na Espanha por exemplo é conhecido como o dia dos enganos.

O primeiro de abril começou a ser espalhada no Brasil em Minas Gerais. Por lá circulou "A Mentira" que era um periódico de apenas um dia, lançado justamente em 1º de abril do ano de 1828. A primeira notícia dada foi sobre o falecimento de Dom Pedro, porém foi desmentida depois.

Este periódico saiu pela última vez em 14 de setembro de 1849, convocando todos os credores de "A mentira" para um acerto de contas no dia 1º de abril do ano seguinte. Ele deu como referência um local inexistente e foi desmentido após isso.

Postagens mais visitadas deste blog

Oração de Santa Isabel

Oração para Santa Isabel para alcançar os desejos do coração, trazer prosperidade e afastar toda a miséria dentro da família e do lar.

Oração a Santa Paulina

Pedido de oração para Santa Paulina para alcançar a graça na saúde que tanto precisa e agradecer as bênçãos recebidas pela Madre que ajudou o povo sofrido.

Carlos Alberto reencontra Cassiano Ricardo, filho do falecido Roni Rios

Carlos Alberto da Nóbrega fica aos prantos após reencontro com Cassiano Ricardo Rios, filho do falecido ator Roni Rios que interpretava a Velha no programa 'A Praça É Nossa'. Com base nas informações do Portal Contigo, o programa Fofocalizando trouxe uma onda de emoção ao receber a visita de Carlos Alberto da Nóbrega, o eterno apresentador de A Praça É Nossa. Isso ocorreu porque o humorista teve a oportunidade de reencontrar Cassiano Ricardo Rios, filho do falecido ator Roni Rios, que interpretava a personagem da Velha no programa de comédia do SBT. Roni Rios faleceu em 2001, aos 64 anos, vítima de câncer linfático. Além do filho, a viúva do ator, Omara Rios, também participou do programa vespertino. Ao reencontrar a querida família de seu antigo amigo, Carlos Alberto não conseguiu conter as lágrimas. Ele se emocionou ao abraçar o jovem rapaz, que havia crescido: "Meu Deus, que emoção! Quanto tempo. Você se parece muito com seu pai", disse o apresentador, visivelme...

Bebê surpreende pais ao falar 'laranja' e momento é gravado

A expectativa pela primeira palavra de um bebê é sempre grande para os pais. Na casa de Larissa e Nicolas Miranda, ambos de 30 anos, não foi diferente. Normalmente, os pais esperam que os primeiros termos a serem ditos sejam “mamãe” ou “papai”. Porém, a pequena Zoe, com apenas 8 meses na época, surpreendeu a todos com uma palavra bem diferente, e o momento foi registrado pelos próprios pais. No vídeo, a menina aparece saboreando uma fruta no colo do pai, quando, de repente, solta: “laranja”. Nicolas, encantado, repete em voz alta: “Laranja! Ela falou laranja!”. O casal, brasileiro e morador de Orlando, na Flórida, estava certo de que Zoe diria “papai”, pois ela já tinha começado a falar “pa”. “Mas não foi o que aconteceu”, diverte-se Larissa. “Estávamos filmando porque já estávamos na fase de introdução alimentar há um mês e queríamos registrar todas as refeições”, conta. E foi nesse momento que tiveram a surpresa com a laranja. “Não imaginávamos que ela falaria nada”, lembra. Hoje,...