Pular para o conteúdo principal

Paulo Betti se despede do irmão mais velho: "Zé também foi um pouco meu pai"

Paulo Betti, ator que está no ar em "Amor Perfeito", recordou memórias vividas com o irmão mais velho, a quem chamava de pai e que atuava como sapateiro no interior de São Paulo antes de falecer.


Betti fez duas postagens emocionantes com o objetivo de homenagear e se despedir de seu irmão mais velho, José Bete, que faleceu na manhã desta terça-feira (16). O ator não poupou elogios e afeto ao familiar, que morreu aos 80 anos.



"Meu irmão Zé partiu hoje. Ele esperou que eu tivesse uma pausa nas gravações da novela 'Amor Eterno' para que eu pudesse vir me despedir dele. Zé foi meu irmão e também um pouco meu pai. Ele era 10 anos mais velho que eu. Eu estava angustiado sabendo que ele estava próximo do fim neste mundo e não conseguia ir a Sorocaba para vê-lo. Mas Zé sempre foi uma solução e nunca um problema. E não é que ele me esperou? Abriu os olhos e ouviu os nomes de todos que mandaram um abraço e beijo de despedida para ele: Cida, Maria, Juliana, Mariana, João, Dadá, Eliane, Maria, Mana, Mariana, Zezé, Ana, Osvaldo, Rosangela, Zé Roque, Carlos, Perdiga, Miroldo, Ceroula, Hugo, Grassi, Rafa, Cassiane. Meu sobrinho Rafa Romão resumiu: 'Que seus pés descansem após ter cuidado dos passos de tantos'".



Zé, como era chamado pelos amigos, era sapateiro no interior de São Paulo e não tinha o mesmo sobrenome do ator devido a um fato inusitado.


"Zé era muito querido em Sorocaba. Tinha uma sapataria na Rua da Penha chamada José Bete. Nossos sobrenomes são diferentes devido a um erro no cartório. Nossos pais não sabiam ler. Ernesto e Adelaide diziam que Zé era um grão de ouro. Zé era muito mais que isso! Era uma mina inteira de sabedoria e bondade inesgotáveis! Eu ia na sapataria e ele estava curvado naquele banquinho baixo, com os pregos equilibrados na boca, caprichando na meia sola, no salto, no trabalho dedicado".



Paulo também se lembrou de uma brincadeira que fazia para surpreender os clientes do irmão quando ia até o local de trabalho de Zé.


"Eu ia visitá-lo na sapataria e ficava atrás do balcão fingindo ser ele, para surpreender os clientes. E ríamos. Eu tentava fazer com que ele cobrasse metade do valor do conserto adiantado. Ele tinha pena de cobrar. Ficavam pilhas de sapatos e bolsas que os clientes não vinham buscar. O prejuízo de mão de obra e material. Zé fumava muito! Quatro maços por dia durante muitos e muitos anos. E a cola de sapateiro que ele involuntariamente cheirava enquanto trabalhava? Se não fosse por isso, certamente viveria até os 100 anos, não nos deixaria aos 80".


O velório e o enterro de José Bete ocorrerão ainda na terça-feira (16), em São Paulo. Nos comentários, amigos e colegas como Letícia Spiller, Carmo Dalla Vecchia, Alessandra Negrini, Leandra Leal, Carolina Dickmann e Renato Góes consolaram o artista.

Postagens mais visitadas deste blog

Pai registra filha com nome de princesa sem a mãe saber, em SP

Leandro Cleiton de Almeida decidiu mudar o nome da filha de última hora e surpreender sua esposa, Luiza Bernardon — e, para felicidade dele, ela gostou! "Ele realmente não me avisou antes", revelou ela em entrevista à CRESCER. Confira a história completa! Escolher o nome do bebê é sempre uma tarefa difícil para os pais, especialmente quando é preciso chegar a um consenso. Mas, nesse caso, um pai decidiu registrar a filha com um nome diferente do combinado, causando uma surpresa na lash designer Luiza Mafra Bernardon, 20, de São Caetano do Sul (SP). Leandro Cleiton de Almeida, 26, fez o registro com um nome inspirado em uma princesa da Disney. Luiza compartilhou a história em um vídeo nas redes sociais, e o clipe rapidamente viralizou. No vídeo, aparece uma foto da bebê. "Se um dia você for registrar seu filho e o pai fizer isso, vá junto!", escreveu ela na legenda. Em outra publicação, Luiza mostrou a certidão de nascimento da filha, que traz o nome: Moana Sophie...

Alexandre Borges procura novo relacionamento: "mulheres com cabelos brancos"

Alexandre Borges revelou uma curiosa exigência para o novo amor. Em busca de um novo relacionamento aos 58 anos, o ator Alexandre Borges compartilhou uma preferência inusitada durante entrevista ao portal Quem. Ele revelou que, ao procurar um novo amor, prioriza mulheres com cabelos brancos, como ele. Após um casamento de 23 anos com a atriz Julia Lemmertz e um namoro de três anos com uma portuguesa, Alexandre disse que deseja encontrar alguém da sua geração: "Alguém da minha geração, com os cabelos brancos como os meus. E que seja o que tiver de ser", declarou o ator. Sobre os relacionamentos passados, ele falou com sinceridade: “Tive um namoro legal por três anos, uma portuguesa, mas com a pandemia e o agravamento da saúde da minha mãe (Rosa Linda Maria Borges, 1938 – 2021), as coisas não seguiram adiante. Agora, sigo na busca de um novo amor”, contou. Busca por uma relação sólida Alexandre Borges afirmou que, para ele, a idade não é um obstáculo para se apaixonar, mas a...

Eliezer mostra o Ravi em consulta e revela como ele está: "retorno do nosso pequeno"

O influenciador Eliezer compartilhou com seus seguidores o momento em que apresentou seu filho Ravi, de apenas um mês, em sua primeira consulta após receber alta hospitalar. O bebê passou 19 dias internado devido a uma grave enterocolite, uma inflamação no trato gastrointestinal que pode causar lesões em recém-nascidos. Agora, Eliezer contou como foi a consulta e o estado de saúde do pequeno. Durante a consulta, Eli mostrou que Ravi está respondendo muito bem ao tratamento em casa e explicou: "Hoje foi o retorno do nosso pequeno guerreiro ao médico, e as notícias são excelentes! Ele está evoluindo muito bem." Viih Tube, recentemente, revelou mais detalhes sobre o diagnóstico de Ravi. Ela explicou que a enterocolite foi provocada por uma grave alergia alimentar, embora ainda não saibam exatamente qual substância a causa. O que se sabe é que é uma alergia alimentar. Viih mencionou que a reação do bebê foi desencadeada por alimentos que ela consumiu, como leite de vaca e deri...

Cláudio Cinti, ator da Globo, pede ajuda após cirurgia que impede trabalhar

Cláudio Cinti, ator conhecido por suas participações em programas como "Zorra Total", "Os Caras de Pau" e na novela "Bom Sucesso", recorreu às suas redes sociais para solicitar apoio financeiro aos seus seguidores. Com 59 anos, o artista está em recuperação após uma cirurgia recente e, por conta disso, encontra-se impossibilitado de retomar suas atividades como ator e taxista. Em um vídeo publicado em seu perfil, que conta com cerca de 2.600 seguidores, Cláudio compartilhou sua situação e fez um pedido emocionado. "Eu ainda preciso do apoio de vocês. Estou me recuperando, mas ainda não consigo trabalhar. Por isso, continuo precisando da ajuda de todos... Quem puder contribuir, agradeço muito", disse ele. O ator também ressaltou a importância das doações para cobrir suas despesas. "Graças às doações, consegui passar o mês de novembro pagando as contas e me mantendo. Agora, preciso enfrentar o mês de dezembro e, por isso, conto com a ajuda ...

Idosa dá resposta mal-educada para repórter da Globo e é criticada

Uma transmissão ao vivo do Bom Dia Rio, telejornal matinal da TV Globo, gerou bastante repercussão nas redes sociais nesta quarta-feira (18). Durante a cobertura de um leão-marinho que apareceu de forma inusitada na praia de Ipanema, no Rio de Janeiro, a repórter Adriana Rezende passou por um momento constrangedor ao tentar entrevistar uma mulher que estava no local. Enquanto mostrava o animal que atraía a atenção dos banhistas e curiosos, a jornalista decidiu abordar uma mulher próxima. No entanto, a resposta mal-educada da senhora foi surpreendente. “Bom dia, mas eu não costumo dar entrevista para a GloboNews nem para a Globo, não”, respondeu, com os braços cruzados e tom firme, logo após o cumprimento de Adriana. Demonstrando profissionalismo, a repórter pediu desculpas e encerrou a interação educadamente: “Ah, me desculpa por ter abordado a senhora, um ótimo dia!” A situação gerou divisão de opiniões nas redes sociais. Muitos usuários comentaram o episódio, elogiando a postura d...