As cantoras Leny Andrade e Dóris Monteiro faleceram no mesmo dia nesta segunda-feira (24) e elas, que eram amigas, serão veladas juntas nesta terça-feira (25), das 10h às 13h, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
As duas artistas, Leny Andrade e Dóris Monteiro, serão homenageadas em uma cerimônia de despedida aberta ao público, com início às 10h. Leny Andrade, referência no samba, jazz e bolero, faleceu aos 80 anos devido a complicações de pneumonia e broncopatia inflamatória, após estar internada no Hospital de Clínicas de Jacarepaguá, na Zona Oeste.
A notícia do falecimento de Leny Andrade foi compartilhada com os fãs por meio das redes sociais, onde uma postagem dizia: "A diva do Jazz Brasileiro, Leny Andrade, foi improvisar no palco eterno".
A artista tinha sido internada na última semana após uma piora em seu quadro clínico, estando em tratamento de pneumonia desde junho, quando precisou ser intubada. Após receber alta médica, estava em cuidados domiciliares no Retiro dos Artistas. Infelizmente, seu estado de saúde se agravou no fim de semana e ela não resistiu. Leny Andrade vivia no local desde o fim de 2018 e completara 80 anos em janeiro desse ano.
Leny Andrade foi aclamada pelo New York Times como "um misto de Sarah Vaughan e Ella Fitzgerald da bossa nova" e ganhou o Grammy Latino em 2007, juntamente com Cesár Camargo Mariano, sendo reconhecida como uma excelente artista.
Por outro lado, a cantora Dóris Monteiro faleceu de causas naturais em casa, aos 88 anos, de acordo com informações da família. Nos anos 1950, Dóris Monteiro consagrou-se como uma das principais vozes femininas do país.
Ambas as artistas deixam um legado importante na música brasileira, e sua partida será sentida por fãs e admiradores em todo o mundo.