João Donato, multi-instrumentista e ícone da MPB, morre no Rio de janeiro aos 88 anos de idade em informação confirmada pela família do músico.
O compositor nasceu em 1934 em Rio Branco, no Acre, e nos deixou na madrugada desta segunda-feira (17). Donato estava internado na Casa de Saúde São José, situado na Zona Sul do Rio, e a causa da morte dele foi em decorrência de pneumonia.
O compositor tinha problemas no pulmão e também no coração, e vinha com um quadro de sepse havia algumas semanas, tendo sido por conta disso intubado. Em junho, conforme publicado pelo filho Donatinho, ele esteve internado.
“Hoje o céu dos compositores amanheceu mais feliz: João Donato foi para lá tocar suas lindas melodias”, anunciaram as redes virtuais dele. “Agora, a sua alegria e seus acordes permanecem eternos por todo o universo.”
Com informações do portal G1, o velório será nesta terça-feira (18) no Theatro Municipal do Rio, em horário ainda a confirmar. A despedida será na sequência no crematório no Memorial do Carmo.
A paixão pela música começou ainda na infância. Em 2000, foi contemplado com o Prêmio Shell de Música pelo conjunto da obra e participou do Free Jazz Festival (RJ), obtendo sucesso de público e crítica. Em 2003, ganhou o Prêmio APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte). Em 2004, foi contemplado com o Prêmio Tim pelo disco “Emílio Santiago encontra João Donato”.