Maria Helena Dias, protagonista da novela 'Elas por elas', morreu aos 91 anos em informação que foi comunicada por amigos da artista.
Conforme relatos de pessoas próximas à atriz, Helena esteve hospitalizada em um hospital no Rio de Janeiro por um período de um mês devido a uma broncopneumonia e uma trombose na perna.
Ela esteve ausente dos palcos e das telas desde 2007, quando participou da série "Carga pesada". Helena fez parte do elenco de várias novelas, especialmente durante as décadas de 1980 e 1990, incluindo "Plumas & paetês" (1980), "Ciranda de pedra" (1981), "Tieta" (1989), "Rainha da sucata" (1990), "A próxima vítima" (1995) e "Anjo de mim" (1996).
O início da carreira da atriz foi na extinta Rede Tupi, nos anos 1950, quando participou do pioneiro programa Grande Teatro Tupi. A artista também protagonizou dezenas de espetáculos nos palcos. Sua última aparição em novelas ocorreu em "Cobras e Lagartos" (2006), uma trama das 19h da TV Globo escrita por João Emanuel Carneiro.
Em "Elas por Elas", que receberá um remake na TV Globo ainda neste ano, Maria Helena deu vida a Carmem, uma mulher que luta para sustentar o marido, dois filhos e um cunhado. Na próxima versão da produção, com previsão de estreia no próximo mês, o personagem passará por uma mudança de gênero e será chamado de Renée. A atriz Maria Clara Spinelli assumirá o papel.
A despedida aconteceu no Cemitério do Araçá, em São Paulo. Há mais de uma década, Helena deixou o Rio de Janeiro e se mudou para a capital paulista após sua aposentadoria. Sem filhos, a saudosa atriz vivia somente com suas primas, que também eram idosas.